Opinião: Participação e democracia

Opinião - Vitalino Dantas

Opinião - Vitalino DantasPor António Vitalino Dantas,

Embora as eleições para a Assembleia da República e constituição de um novo governo só devam acontecer para fins de setembro ou início de outubro, no entanto os partidos já começaram a lançar propostas de solução dos problemas, mais na linha da economia que do desenvolvimento social do país.

Sem me poder pronunciar sobre a realidade dessas propostas, quero apenas tocar em alguns pontos essenciais para o aprofundamento democrático da nossa sociedade, como muitos o desejaram há quarenta e um anos com a revolução de 25 de Abril.

Nota-se hoje um certo individualismo, alheio aos ideais democráticos, que leva a uma atitude de indiferença em relação ao bem comum e ao aumento da abstenção nos atos eleitorais. Os partidos fariam bem em estudar as causas desse abstencionismo e procurar envolver as pessoas na elaboração dos seus programas, em vez de pensarem apenas em impressos, grupos de propaganda, artistas para os comícios, encontros de maledicência e, por vezes, até mesmo de difamação, querendo quase
obrigar a comunicação social a transmitir o que não interessa ao povo.

Artigo completo na edição em papel de 07 de Maio de 2015, n.º 646