“É grande a felicidade do ser padre”

José Fernandes Pereira
Bodas de Ouro Sacerdotal do Padre José Fernandes Pereira
José Fernandes Pereira
Bodas de Ouro Sacerdotal do Padre José Fernandes Pereira

No próximo dia 19 de Julho, o Padre José Fernandes Pereira, Pároco de Sines, celebra 50 Anos de Sacerdócio. As Bodas de Ouro de Sacerdócio são, verdadeiramente, um marco especial na vida de quem abraçou a bonita e delicada missão de pastorear a Fé e conduzir os fiéis à salvação, feito de boas e menos boas experiências, cruzado pelas exigências das rápidas e multifacetadas transformações de um meio século de vida, vencidas com compreensão, doação e perseverança.

O Início

Nasceu no dia 22 de Setembro de 1939, na freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde, arquidiocese de Braga. Recebeu o sacramento de baptismo 8 dias depois, como era regra, no dia de S. Miguel, 29 de Setembro. Teve uma educação humana e cristã, não apenas de palavras, mas de exemplo.

Entrou no Seminário Menor (Seminário de Nª Srª da Conceição) de Braga, em Oututbro de1952. Em 1956, esteve no Seminário Conciliar, para o 5º ano, tendo seguido para o Seminário de Santiago, para os três anos de Filosofia.

Em 1960, pediu a vinda para a diocese de Beja, tendo sido enviado para o Seminário dos Olivais, que frequentou de Setembro de 1960 a Junho de 1964.

A Ordenação

Foi ordenado padre em 19 de Julho de 1964 com mais quatro colegas, entre os quais o bejense Victor Rosa (futuro Reitor do Seminário, cónego e Vigário Geral) por D. António Cardoso Cunha, Administrador Apostólico, na Igreja do Carmo, em Beja. Foi nomeado, por D. António Cunha, para Alfundão e Peroguarda, Ferreira do Alentejo, onde não havia pároco residente, havia muitísimos anos, acumulando com aulas de História e Moral, no Externato Nun´Álvares de Ferreira do Alentejo e missa dominical na Quinta de S. Vicente da mesma vila.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Julho de 2014, n.º 628