Programa ‘Sines Em Movimento’ apresentado

A Câmara Municipal de Sines, com a presença de um conjunto alargado de entidades parceiras, apresentou, no dia 1 de agosto, na Avenida Vasco da Gama, o programa “Sines em Movimento”, que se inicia hoje e se prolonga até ao final do mês.

Este programa visa oferecer à população, visitantes e turistas de todas as idades um conjunto de atividades desportivas, recreativas, ambientais, lúdicas e culturais que permitem dinamizar praias e zona histórica, promovendo hábitos de vida saudáveis e o turismo, dando também a conhecer a identidade local e o património material e imaterial do concelho.

As atividades têm como cenário principal a Avenida e Praia Vasco da Gama, mas também há oferta noutros pontos da cidade, na Praia Grande de Porto Covo e Largo Marquês de Pombal.

Na apresentação do projeto, o vice-presidente e vereador do Desporto, Fernando Ramos, explicou que este projeto vai ao encontro de uma necessidade sentida pela população e tem dois objetivos principais: “a dinamização da frente da marítima” durante o mês de agosto e incutir junto da população e visitantes a “promoção de um estilo de vida saudável”.

Fernando Ramos destacou o facto de o projeto envolver a participação de diversos serviços municipais, com áreas de abrangência como o Desporto, a Saúde, o Ambiente e a Cultura, assim como o envolvimento de mais de 30 parceiros – entre entidades públicas, coletividades e privados -, “sem os quais seria impossível chegar aqui hoje”.

Filipa Faria, vereadora do Ambiente, salientou o espaço de divulgação que este projeto abre às associações para captar público jovem para as suas modalidades, facto muito importante, uma vez que este tipo de atividades permite que toda a população possa regressar aos contactos e convívios sociais que foram interrompidos durante o período da pandemia, com particular enfoque nos mais novos por via da dinamização das atividades desportivas e de lazer.

Para Filipa Faria, o Sines em Movimento responde também à “lacuna” que existia na programação de verão depois do FMM Sines e das Tasquinhas e que, por todos estes motivos, é um projeto que a Câmara Municipal “quer levar para o futuro”.

O programa completo de atividades pode ser consultado em www.sines.pt/p/sem, e, ao longo do mês, nas redes sociais do município.

CMSines