Excelência e musicalidade deram mote à inauguração da 30ª edição da PIMEL 

Dia 23 de junho foi dado o “tiro de partida” para a 30ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, no novo Parque Urbano de Alcácer do Sal, com a realização da inauguração do certame, no Pavilhão Gracieta Baião. A formalidade decorreu perante a presença de ilustres convidados e de muitos populares que não quiseram perder pitada do momento da abertura do certame, que está de regresso após dois anos de paragem forçada devido à pandemia. 

A cerimónia teve início logo com um momento alto, dada a presença musical de Toy, com a emocionada interpretação da música “Alcácer do Sal, Moura Encantada”. A canção foi composta pelo próprio e homenageia, de um modo fiel, a história deste Município quinhentista. A atuação do artista suplantou a expetativa que foi criada pelos alcacerenses, tendo a maioria dos presentes cantado a composição em uníssono, juntamente com o cantor setubalense. De seguida, o ato contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, do presidente do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, Manuel Fura Jorge, do presidente da Associação de Agricultores, Francisco Vacas, e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, sendo que também tomou parte na mesa a vereadora Ana Soares. Os vereadores Manuel Vítor de Jesus e Vera Letras estiveram também presentes na solenidade. 

O presidente do Município realçou, nas suas palavras, que “o novo Parque Urbano é uma marca distintiva deixada pelo executivo Municipal, oferecida à população, e que permite uma maior dignificação da PIMEL, depois de muitos anos a fazer-se a feira num terrado”, sublinhando depois o facto de estarem presentes, no certame deste ano, “cerca de 70 expositores”. O presidente da Câmara realçou ainda o facto de que “as pessoas acreditam na PIMEL, um espaço onde passam milhares de pessoas” agradecendo depois “a todas as entidades e coletividades que fazem da feira uma realidade ano após ano”. Por fim, o autarca alcacerense endereçou “um sentido agradecimento a todos os trabalhadores do Município, independentemente das suas funções, que fazem da PIMEL um êxito continuado” e concluiu logo depois, reiterando que “a feira e todas as obras que são feitas (incluindo a do Parque Urbano) têm, por parte do executivo Municipal, um só objetivo: dar felicidade às pessoas”. 

A PIMEL 2022 decorre durante os dias 23, 24, 25 e 26 de junho no novo Parque Urbano de Alcácer do Sal. O foco deste certame incide nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local, havendo também lugar a exposições de gado e máquinas agrícolas, animação, Espaço Criança, tasquinhas, comboio turístico, wine bar, atividades equestres e à PIMEL Kid’s Cup. 

“Parabéns, PIMEL – 30 edições” é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, com cofinanciamento pelo Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, e tem por foco a comemoração das 30 edições do certame. O evento conta com a transmissão radiofónica por parte da TDS.