Litoral EmCena: Espetáculos de Julho e Agosto adiados sem novas datas

Os espetáculos de ar livre programados pelo Litoral EmCena para os meses de Julho e Agosto nos concelhos de Santiago do Cacém e de Sines foram adiados por decisão dos executivos dos dois municípios e pelas autoridades de saúde, devido ao aumento de casos positivos de Covid-19, anunciaram os promotores.

Esta situação afeta a apresentação de três companhias de teatro agendadas para os meses de Julho e de Agosto nas três cidades vizinhas – Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André e Sines – e em várias pequenas localidades dos dois concelhos.

As apresentações de ‘Sorriso’, pelo Teatro Só, que já fora adiado pelo mesmo motivo, ‘Sou Eu’, pela ESTE – Estação Teatral, e o espetáculo ‘Mutabilia’, pelo Teatro do Mar, num total de dezassete representações, estão assim adiadas para datas a anunciar.

O diretor da AJAGATO e do projeto Litoral EmCena, Mário Primo, afirma que tem dificuldade em compreender esta decisão, tendo em conta tratar-se de espetáculos ao ar livre preparados com todas as medidas de segurança e, embora de acesso livre, com limitação de público, obrigatoriedade de uso de máscara e controlo de entradas.

“O Teatro feito nestas condições não pode confundir-se de modo nenhum com ‘grandes eventos’ como as feiras ou os festivais de verão”, reforça.

“A Cultura tem sido um dos setores mais afetados pelas medidas de contenção relativamente à pandemia. O Litoral EmCena tem dado o seu contributo para retomar aos poucos a dinâmica que caracteriza esta região para bem do público e dos profissionais que resistem com muitas dificuldades há largos meses”, defende.

“Temos cumprido escrupulosamente todas as determinações da DGS nomeadamente com redução das lotações dos auditórios, com a desinfeção das salas antes e após cada sessão, com a testagem das equipas técnicas e artísticas, com desinfeção das mãos à entrada, com obrigatoriedade de uso de máscara e distanciamento entre cadeiras na plateia e com percursos separados de entrada e saída dos espectadores”, assegura Mário Primo, diretor da AJAGATO, no comunicado enviado à imprensa.

“Estamos, como é óbvio, preocupados com a situação pandémica e com o elevado número de pessoas infetadas, mas convictos que, desta maneira, a atividade não constitui um fator de risco para o aumento da contaminação. Continuamos a defender que a cultura é segura e que ir ao teatro é uma necessidade ainda maior nos tempos que correm!”, defende.

O Litoral EmCena, promovido pela AJAGATO, em parceria estratégica com os municípios de Santiago do Cacém e de Sines, arrancou no mês de maio e prevê a apresentação de 50 espetáculos de teatro nos dois concelhos até ao final deste ano.