Boletim de Vacinas eletrónico arrancou no Centro de Saúde de Sines

Projeto-piloto desenvolvido em Sines e depois implementado na ULSLA |Foto: Helga Nobre|

Receber um alerta da próxima vacina, solicitar a segunda via do boletim ou aceder ao calendário vacinal pode estar à distância de um click. O e- Boletim de Vacinas, que está ser implementado em todo o país, contou com o contributo da equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Sines.

Projeto-piloto desenvolvido em Sines e depois implementado na ULSLA |Foto: Helga Nobre|

O projeto-piloto do e-Vacinas arrancou, em abril do ano passado, quando a Administração Regional de Saúde lançou o desafio à equipa liderada por Ana Correia, enfermeira chefe da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Sines.

“Tratou-se de substituir o registo das vacinas da aplicação ‘SINUS’ pelo ‘VACINAS’”. Em conjunto com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Direção Geral de Saúde (DGS) “testámos a aplicação e detetámos as inconformidades”, explicou.

O novo boletim permite uma gestão centralizada do Plano Nacional de Vacinação e uma gestão de todos os indivíduos que estão em território nacional. Basta para tal, aceder ao site www.sns.gov.pt e efetuar a subscrição para aceder ao seu registo de saúde, às consultas efetuadas, aos episódios de saúde, consultar o registo de vacinação no e-Boletim de vacina, marcar consultas e aceder a uma biblioteca de literacia em saúde.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 06 de julho de 2017, n.º 696