Autarcas de Sines contra prospeção e exploração de hidrocarbonetos no mar

Os autarcas de Sines estão contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos no mar, na Bacia do Alentejo, tendo sido aprovadas por unanimidade posições nesse sentido, tanto pelo executivo municipal como pela Assembleia.

“A Câmara Municipal de Sines, embora consciente que as necessidades energéticas do país ainda dependem em demasia
dos combustíveis fósseis, não pode ignorar os riscos associados a esta atividade”, pode ler-se no documento aprovado por unanimidade pelo executivo, constituído por quatro eleitos pelo PS, dois pelo movimento independente SIM e um pela CDU.

No documento, divulgado no website oficial do município, o executivo municipal argumenta que, embora Sines seja um concelho “predominantemente industrial”, existem também “um conjunto de outras atividades fundamentais para a região, como sejam a pesca e o turismo”.

Aprovada a 21 de março, a posição oficial do executivo municipal lembra ainda a proximidade da zona de prospeção de uma área protegida como o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que abrange território dos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 06 de Abril de 2017, n.º 690