Opinião: «Onde diabo está Deus?», a propósito do sofrimento humano

Opinião - Joaquim Marques

Opinião - Joaquim MarquesPor Joaquim Marques, Ex-director e fundador da ETLA

Este é o título de um livro da autoria Richard Leonard, Padre Jesuíta australiano. Tocado por um terrível acidente que deixou tetraplégica (paralisada dos membros superiores e inferiores) a sua irmã, antes dos 30 anos, Richard Leonard aborda algumas das questões mais duras que o sofrimento levanta.

«É um livro de teologia que aborda a questão milenar da bondade de Deus e da existência do sofrimento e do mal. Cada capítulo força o leitor a reavaliar a imagem que tem de Deus. Rejeita respostas “fáceis”, aquelas banalidades ditas a quem sofre, por crentes bem-intencionados, que muitas vezes fazem mais mal do que bem».

Na véspera do 25º aniversário do autor, a sua irmã Tracy foi substituir uma enfermeira numa localidade vizinha. No regresso
teve um acidente de automóvel que a deixou tetraplégica. De manhã muito cedo é acordado para atender um telefonema de
sua mãe. Percebe que não é para lhe dar os parabéns, pois não costuma ser tão efusiva assim. Esta informa-o que a sua irmã teve um acidente e pede-lhe que vá com ela ao hospital em Darwin. Chegados lá apercebem-se da gravidade da situação.

A mãe desata a fazer uma série de perguntas ao filho padre: «Como é que Deus pode fazer isto à Tracy? Que mais quer Deus de mim, nesta vida? (Enviuvara aos 32 anos, com 3 filhos de 7, 5 e 2 anos).

E, pior de tudo: “onde diabo está Deus”?

Vale a pena ler o artigo completo na edição em papel de 03 de novembro de 2016, n.º 680