Portugal e Espanha de mãos dadas para potenciar portos ibéricos

Portos de Portugal
Os portos portugueses deverão candidatar projectos a fundos comunitários na ordem dos 6 milhões de euros |Foto: Ângela Nobre|

Os presidentes da Associação de Portos de Portugal e dos Portos do Estado de Espanha encontraram-se em Sines para debater os projectos conjuntos que têm vindo a desenvolver para potenciar a competitividade das infraestruturas portuárias ibéricas, como o desenvolvimento de uma Janela Única Logística.

Portos de Portugal
Os portos portugueses deverão candidatar projectos a fundos comunitários na ordem dos 6 milhões de euros |Foto: Ângela Nobre|

 

“Vamos fazer candidaturas integradas que se vão tocar e ter sistemas harmonizados e standardizados a nível ibérico”, revelou na segunda-feira, 16, Vitor Caldeirinha, presidente da Associação de Portos de Portugal, após reunir com o homólogo espanhol, José Llorca Ortega.

Embora as candidaturas de cada país sejam independentes, elas vão estar “integradas”, explicou, adiantando que o projecto português está orçado em “6 milhões de euros”.

José Llorca Ortega espera que esta cooperação entre os dois países permita criar uma “marca conjunta que venda esta posição geográfica [ibérica]”, que considera ser “central em relação ao transporte marítimo internacional”.

“Estamos a analisar como poderá Portugal integrar um projecto que estavamos já a desenvolver de combustíveis alternativos, como o gás”, revelou José Llorca Ortega.

“Estamos convencidos de que o futuro da utilização do gás como combustível dos transportes marítimos vai ser essencial nos
próximos anos. Passámos do remo à vela, da vela ao carvão, do carvão ao petróleo e agora chegou a hora do gás”, acrescentou.

Artigo completo na edição em papel de 19 de Fevereiro de 2015, n.º 641