ARTLANT ‘salva’ por Plano Especial de Revitalização

Artlant
|Foto: Arquivo/Ângela Nobre|

A empresa ARTLANT confirmou a implementação de um Plano Especial de Revitalização (PER) no Tribunal de Lisboa com o objectivo de “dar um novo fôlego para que a empresa tenha condições de reiniciar a sua operação”.

Artlant
|Foto: Arquivo/Ângela Nobre|

A confirmação chegou através de um email enviado pela agência de comunicação da empresa, depois de questionada sobre um possível lay-off na fábrica de Sines.

O Processo Especial de Revitalização, aprovado com 99,9% dos votos e a abstenção dos accionistas portugueses –
Portugal Capital Ventures, Fundo de Recuperação FCR e o Fundo Caixa Capital- , prevê um novo financiamento da
Caixa Geral de Depósitos de 60 milhões de euros e inclui a reestruturação; perdão da dívida; pagamento faseado e adiado, dependendo dos casos. Segundo o Jornal de Negócios, à Caixa Geral de Depósitos, o plano de recuperação, cujos créditos ascendem a 520.666.890 euros, há uma redução prevista de pagamento de 30 por cento.

A ARTLANT irá rever o contrato com a AICEP, subscrito em 2007 e aditado em 2012. Este acordo permitiu ceder à empresa 38,8 milhões de euros. O PER prevê ainda que a CGD contrate com a ARTLANT “um novo financiamento até ao valor de 60 milhões de euros” em “fundos, garantias e cartas de conforto” para “apoiar a sociedade na fase de re-arranque da sua actividade”.

Artigo completo na edição em papel de 05 de Fevereiro de 2015, n.º 640