H.C. Santiago 1 x 10 S.C. Tomar | Santiaguenses ficam pelo caminho na Taça de Portugal 

Uma das melhores equipas do mundo, o SC Tomar, deslocou-se a Santiago do Cacém, pela primeira vez na sua história, para defrontar o Hóquei Clube de Santiago num duelo a contar para os 1/16 do final da Taça de Portugal.

Antes de chegar a esta fase, os santiaguenses ultrapassaram duas etapas complicadas, a pré-eliminatória, na qual venceram o Caldeiras HC por 0-3, e os 1/32 final onde levaram de vencidos, em casa por 8-6, o Stuart Massamá. Do outro, o SC Tomar, apenas disputaram um jogo e venceram de forma expressiva o GD Estreito por 1-19, em Câmara de Lobos.

Na antecâmara deste confronto tudo indicava que a superioridade tomarense fosse clara e os instantes iniciais comprovaram isso mesmo. Influenciados pelo ambiente no Pavilhão Municipal de Santiago do Cacém, o H.C. Santiago, apesar de no início do encontro ter protagonizado uma jogada de um para um com o guarda-redes adversário, não conseguiu corresponder ao apoio dos adeptos e aos quatro minutos de jogo, sofreu o primeiro tento por Xanoca Marques. O S.C. Tomar estava muito confortável e aproveitou a falta de concentração dos santiaguenses.

Naturalmente, a equipa visitante tinha maior cadência ofensiva e a vantagem acabou por se dilatar com André Centeno, em destaque, a bisar na partida e Franco Ferruccio a colocarem o placar em 0-4. Resultado que se manteve intacto até ao fim da primeira parte.

Na segunda parte, o cenário manteve-se o mesmo com a equipa de Santiago do Cacém a não conseguir criar situações de perigo face à qualidade individual dos jogadores dos leões e a prova disso foi a entrada de rompante com o 0-5, por Gonçalo Neto, e o 0-6 pelo defesa Guilherme Silva aos quatro minutos. À passagem do minuto 45 os tomarenses voltaram a marcar com Lucas Honório e posteriormente Andre Centeno, uma vez mais, a alargarem o resultado para 0-8.

O H.C. Santiago tentava aproveitar, por diversos momentos, o contra-ataque, mas sem perigo para a baliza de José Silva que passou uma tarde descansado. Contudo, o melhor momento do jogo sucedeu ao minuto 47, quando Diogo Pratas fatura, o golo de honra, para a equipa de Santiago do Cacém. Logo de seguida, o defesa voltou a estar envolvido num lance de perigo ao conquistar o penálti para os visitados, mas Fábio Santos acabou por desperdiçar.

O bom momento durou pouco tempo com o S.C. Tomar a consolidar o resultado nos dois digitos com os bis de Gonçalo Neto e Franco Ferruccio.

O favoritismo do S.C. Tomar acabou por se efetivar e a vitória foi justa, tendo em conta o que se passou na pista. Desta feita, o H.C. Santiago fica pelo caminho e o S.C. Tomar segue para os oitavos de final da Taça de Portugal com o objetivo de vencer, pelo segundo ano consecutivo, a competição.

Autor: Miguel Costa