PM de Cabo Verde visita Sines e destaca importância da “boa integração” das comunidades

Helga Nobre

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, destacou a importância “da boa integração” das comunidades migratórias e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação Cabo-Verdiana de Sines e Santiago do Cacém nas últimas quatro décadas.

“Esta é uma Associação também aberta a outras comunidades para garantir boa integração social e económica. Somos um país de imigrantes e sabemos, ao longo da nossa história, que a boa integração faz toda a diferença”, disse o governante, em Sines, durante as comemorações dos 40 anos da Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém.

A Associação “presta um serviço muito meritório às várias comunidades, desde senegaleses, brasileiros, angolanos, guineenses, ucranianos, romenos, o que significa um trabalho de integração e de inclusão na diversidade muito importante para as nossas comunidades e para os dois Municípios”, indicou.

Neste contexto de integração, ressalvou, também os Municípios, como Sines e Santiago do Cacém, “têm um papel fundamental para garantir que os imigrantes se sintam munícipes, com todos os direitos [e] todas as obrigações”.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, “cerca de 10% da população residente neste Concelho do Litoral Alentejano é cabo-verdiana e a sua integração tem sido excelente”.

Texto completo Jornal 831 – Maio 2023