Presidência nas Freguesia em Cercal do Alentejo destaca dinâmica turística e industrial

A Presidência nas Freguesias iniciou o ciclo de 2023 em Cercal do Alentejo, nos dias 30 e 31 de março e 3 de abril.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, os Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, e o Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Santiago, acompanhados pelos técnicos das respetivas áreas, visitaram vários locais da Freguesia onde contactaram diretamente com os munícipes, reuniram com responsáveis de entidades e projetaram iniciativas futuras.

Álvaro Beijinha começou por salientar o facto de a Presidência nas Freguesias “ter voltado aos moldes habituais” pré-pandemia. “Porque esta proximidade com a população é muito enriquecedora para o nosso trabalho”. Ao fazer o balanço da iniciativa sublinhou que “nesta Freguesia há uma grande dinâmica ao nível do turismo”, os empresários do setor transmitiram ao Autarca que os investimentos realizados “estão a ter retorno, porque há muita procura.” Neste âmbito, os Autarcas visitaram os turismos Monte dos Três Poços e Quinta do Marmeleiro, e o novo local de fruição da beleza natural da Freguesia o Moinho das Teimosas, requalificado pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal.

Durante a visita ao Parque Industrial, a comitiva contactou com os empresários aí instalados e tomou nota dos projetos que estão em desenvolvimento. Desse dinamismo, o Presidente da Câmara Municipal destaca “a fábrica de reciclagem de plásticos, em fase de instalação, um investimento na ordem os três milhões de euros que irá criar inicialmente duas a três dezenas de postos de trabalho diretos”. A Câmara Municipal “recentemente atribuiu mais lotes e deram entrada novos pedidos de licenciamento nos nossos serviços, reflexo da dinâmica empresarial na Freguesia”.

O encontro com elementos da Casa do Povo causou preocupação “pelo momento difícil que está a viver, que infelizmente se estende a outras Instituições do Concelho. Este cenário deve-se, em grande parte, aos efeitos da inflação e ao facto do financiamento da Segurança Social não estar a acompanhar esta subida dos custos. Por esta razão já solicitámos uma reunião à Secretária de Estado da Segurança Social”, refere o Autarca.

Na área da educação, os eleitos visitaram o Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo, mais concretamente, os seus estabelecimentos de ensino e reuniram com os trabalhadores, que por via da descentralização de competências passaram para os quadros da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. De acordo com Álvaro Beijinha é “uma proximidade que tem benefícios que não são mais alargados, porque a transferência de recursos fica aquém das reais necessidades.” Decorreu, igualmente, uma reunião com Associação de Pais do Agrupamento de Escolas.

Artigo completo no jornal impresso 829 de 20.04.2023