MSC Tessa fez escala no Porto de Sines

Helga Nobre

O Terminal XXI do Porto de Sines (Setúbal) recebeu, no passado dia 14 de abril, a escala inaugural do navio “MSC Tessa”, o maior porta-contentores do mundo, com capacidade para transportar 24.116 TEU (unidade equivalente a 20 pés), a atracar em Portugal.

O navio de contentores, com bandeira da Libéria, é o terceiro maior do mundo e pertence à última geração de navios porta-contentores da Mediterranean Shipping Company (MSC).

O navio partiu do porto chinês de Ningbo, em março, e fez a primeira escala europeia na sua viagem inaugural em Sines, onde operou como parte do serviço 2M LION, que liga o Extremo Oriente aos portos da Europa Ocidental, movimentou “cerca de 4.500 contentores”.

Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de receção e entrega de uma placa ao Comandante do navio, o Vice Diretor de operações da PSA Sines, Rafael Silva, realçou que devido à sua tipologia “só consegue trabalhar em portos com calados suficientes e com gruas de última geração”.

O navio “veio diretamente do canal do Suez, sendo o Porto de Sines a primeira paragem nos portos europeus”, explicou o responsável.

“Tem algumas tecnologias novas interessantes, tanto a nível de motores, forma do casco, que faz com que sejam navios mais eficientes do ecológicos, permite que o transporte seja mais eficiente dada a sua capacidade do a quantidade de contentores que transporta”, acrescentou.

Questionado sobre as vantagens que este tipo de navios traz para o mercado, o responsável aludiu para “o custo do contentor quando são transportados em longas distâncias”.

“Para a PSA Sines, o país e a região de Sines é a capacidade que tem de ser uma entrada e saída de mercadorias. Coloca-nos num ponto central, naquilo que é o comércio internacional. Felizmente estamos muito bem posicionados e conseguimos estar no cruzamento de rotas importantes que passam por Sines. E a totalidade de serviços que temos permite que um contentor seja colocado em qualquer ponto do planeta numa ou duas semanas”, especificou.

Artigo completo no jorna 829 de 20.04.2023