Instituições do concelho de Alcácer do Sal dão continuidade a respostas sociais para idosos

As instituições do concelho de Alcácer do Sal com respostas sociais para idosos continuam a prestar o seu apoio à população sénior, quer em contexto de lar, quer a nível de apoio domiciliário.

O seu funcionamento foi adaptado às exigências da atualidade no âmbito da COVID-19, tendo os idosos que estavam na valência de centro de dia transitado para apoio domiciliário, de modo a evitar a sua exposição ao perigo de contágio pelo novo coronavírus.

A Associação de Apoio Social de Casebres tem 13 funcionários, que acompanham 31 utentes (21 em lar e 10 do centro de dia, que passaram para apoio domiciliário).

A AURPICAS – Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alcácer do Sal dá resposta a 168 utentes (68 em lar e 60 em apoio domiciliário, a que acrescem 40 do centro de dia, agora em apoio domiciliário devido ao novo coronavírus), tendo ao serviço 73 funcionários.

No Centro Social de Rio de Moinhos 17 funcionários apoiam 29 idosos, repartindo-se por 21 em contexto de lar e 8 em centro de dia (agora em apoio domiciliário).

Em Santa Susana, o Centro Social tem 32 utentes em regime domiciliário, apoiados por seis funcionários, reforçados por cinco voluntários ao fim de semana.

Também o Centro Social e Paroquial de S. Pedro da Comporta tem a totalidade dos utentes em regime domiciliário (36) e são acompanhados por 20 funcionários.

O número de funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal ascende a 92 e dão suporte a 138 idosos (96 em lar e 42 em apoio domiciliário).

Já a Santa Casa da Misericórdia do Torrão tem 92 utentes (42 em lar e 50 em apoio domiciliário), que contam com o acompanhamento atual de 39 funcionários.