Desenvolvimento, apoio social e vias de acesso debatidos em São Domingos

Operação Autárquicas 2017: Debate com os candidatos à União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água

A necessidade de melhorar as vias de acesso e de fazer a manutenção dos caminhos rurais dentro do território gerido pela União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água, bem como o desenvolvimento económico e a importância do apoio aos idosos e do incentivo à fixação de jovens estiveram em destaque no debate promovido pelo jornal O Leme e a Rádio Miróbriga entre os candidatos que vão a votos nas eleições autárquicas de 01 de outubro.

No debate, que decorreu no pátio da Escola Primária de São Domingos, no dia 11 de setembro, participaram os três candidatos à Assembleia de Freguesia , Ana Maria Gonçalves (CDU), Paulo Pinela (PS) e Rui Garvão (PSD/CDS-PP).

O debate começou com a apresentação das propostas de cada candidato para a União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água.

A candidata da CDU, Ana Maria Gonçalves, afirmou que o atual executivo, liderado pela sua força política, conseguiu executar 99% do programa eleitoral de 2013, reconhecendo no entanto que ainda há muito por fazer.

Ana Maria Gonçalves (CDU), 61 anos, assistente técnica. Integrou as listas da CDU à Assembleia Municipal nos mandatos 2009-2013 e 2013-2017. Integrou os órgãos sociais da Casa do Povo de São Domingos entre 2013 e 2015.

“Temos muita coisa para fazer”, começou por dizer, para depois destacar o que foi executado no atual mandato, como “muitos arruamentos”, “muitos pavimentos”, “muitos apoios (…) às escolas primárias, às associações, a todos”.

“Posso-vos dizer que, 99% daquilo que prometemos à população foi tudo feito”, assegurou.

O candidato do Partido Socialista, Paulo Pinela discordou da sua adversária quanto à taxa de execução apresentada, argumentando que ainda há muito por fazer na freguesia, especialmente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

Paulo Pinela (PS), tem 44 anos, técnico de eletricidade, concorre pela primeira vez à União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água, como independente.

“A ‘máquina’ que está implementada aqui na Junta, entre Câmara e Junta, é uma ‘máquina’ muito parada e que precisa de um empurrão para andar para a frente”, disse.

A candidatura socialista assenta em pontos como o “ambiente”, a “segurança”, a “cultura” e o “desporto”, mas também no “melhoramento de acessos e de serviços” e da “qualidade de vida das pessoas”.

“Acho que a ‘máquina’ da Câmara Municipal não olha aqui pela freguesia, que é distante, puxa mais para a zona de Santo André, de Santiago, Cercal, talvez Ermidas, e acho que se esquecem muito aqui da gente”, criticou.

Já o candidato da coligação PSD/CDS-PP, Rui Garvão defende a manutenção e conservação das vias rurais e urbanas, equipamentos públicos e nas escolas e critica a falta de investimento da Câmara naquela freguesias.

Rui Garvão (PSD), tem 44 anos, é empresário, concorre pela primeira vez à União de Freguesias como independente

“A manutenção e conservação de vias rurais e urbanas têm sido um pouco esquecidas, a manutenção e conservação dos equipamentos públicos”, apontou o candidato que quer “garantir a colocação de equipamentos adequados nas escolas da freguesia”.

“Acho que a Câmara, com o apoio da Junta de Freguesia, também deve garantir internet wi-fi nas freguesias mais pequenas”, acrescentou, defendendo ainda a necessidade de melhorar “as acessibilidades”, referindo-se a “as estradas municipais”. “A estrada que vai para a Casa Nova e para o Locário não está má, mas não existem marcas de pavimento, a estrada de Vale das Éguas para a Sonega, a sinalização está muito debilitada e é uma coisa que deverá ser vista com urgência”, exemplificou.

Desenvolvimento económico e envelhecimento da população

A União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água tem uma população de mais de 1400 habitantes numa área de cerca de 200 quilómetros quadrados localizada no interior do concelho de Santiago do Cacém. Tem sido marcada, como muitas outras zonas do interior, pelo envelhecimento da população, pouca juventude e falta de emprego.

Para Paulo Pinela (PS), o turismo é um setor com potencial na freguesia, para o que poderiam ser desenvolvidos projetos aproveitando os recursos do território, como a Barragem de Fonte de Serne. “Temos alguns turismos rurais que no verão têm estado cheios, temos um projeto junto à barragem de Fonte de Serne, que seria um campo de golfe”, destacou. O candidato socialista lamenta no entanto o estado dos acessos para os alojamentos em meio rural que diz estarem “uma lástima”.

Rui Garvão (PSD) defendeu também o “mellhoramento dos caminhos rurais” como uma medida ao alcance da Junta de Freguesia, lembrando que isso é “realmente importante” para os empresários agrícolas, que é o principal setor económico local.

“Não vamos ser utópicos e dizer que conseguimos captar muito investimento para uma freguesia rural, criar muitos empregos, se calhar temos que cuidar mais dos que existem e com pequenas coisas fazer com que as pessoas não saiam daqui”, destacou o candidato.

“Hoje existem pessoas que trabalham em Sines e que poderiam fixar-se aqui na freguesia, em vez de estarem a morar num apartamento em Sines ou em Santiago, se calhar aqui têm mais espaço para construir uma casa, mas as pessoas sentem-se talvez desmotivadas, porque os caminhos são maus e é mais uma coisa que os faz afastar deste meio rural”, apontou, defendendo também, no setor turístico, a dinamização das barragens para promover atividades, como a canoagem.

“Quanto mais população se fixa, mais emprego se gera, para comércio, para cafés, para supermercados”, acrescentou ainda o candidato social-democrata.

A candidata da CDU, Ana Maria Gonçalves, não mencionou nenhuma estratégia concreta para o desenvolvimento económico, indicando apenas que as autarquicas estão disponíveis para colaborar quando são contactadas por investidores, mas destacou no entanto o plano para melhorar as condições de vida da população. “Está no nosso plano, e vai ser concretizado, a requalificação do parque infantil de Vale de Água, apoio às iniciativas das escolas e pré-escolares, vamos apoiar o transporte de crianças, refeições e desenvolvimento de atividades nas escolas”, assegurou a candidata.

Desenvolvimento social

À semelhança do que aconteceu noutras freguesias, O Leme e a Rádio Miróbriga foram ouvir a população que reside na freguesia nos dias que anteceram o debate.

Nos depoimentos recolhidos, sempre de forma anónima, os eleitores que aceitaram falar com as jornalistas demonstraram preocupação com a inexistência de um lar de idosos na freguesia e de atividades no Centro de Dia, ao passo que os mais novos apontaram a falta de segurança no parque infantil como uma das necessidades.

Para Rui Garvão (PSD/CDS-PP), relativamente à população sénior, a Casa do Povo de São Domingos, que gere o centro de dia e apoio domiciliário, “presta um excelente serviço” e o papel da autarquia deve ser o de “apoiar essa instituição” ou “outras que queiram promover esse tipo de atividade”.

A proposta do candidato social-democrata nesta área vai no sentido de promover um “intercâmbio” entre jovens, mas que também pode ser direcionado para a população idosa, procurando reduzir o “distanciamento” entre os residentes nas várias localidades da freguesia, como São Domingos, Vale de Água, Casa nova, Locário e Vale das Éguas.

Maria João Gomes (CDU) fez questão de dizer que, no passado, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém já tinha infraestruturado um terreno doado por um particular para a construção de um lar de idosos, mas que o projeto da Casa do Povo local nunca chegou a sair do papel.  “Houve uma pessoa que deu um terreno, a CMSC fez as infraestruturas todas, mas depois nunca se chegou a um acordo entre a Casa do Povo de São Domingos e a Segurança Social”, afirmou. Reconhecendo a necessidade de um lar, a candidata da CDU lembrou no entanto que atualmente já há mais respostas sociais neste sentido, não na freguesia, mas no concelho, exemplificando com Abela e Alvalade.

No caso do parque infantil de São Domingos, a candidata defendeu a obra, indicando que se tratou de uma forma de “embelezar” aquela parte da localidade, garantindo cumprir as “normas de segurança”.

Paulo Pinela (PS) desconfia do motivo dado pela candidata da CDU para não ter ainda sido construido um lar de idosos na freguesia, considerando que “faltou mais pressão” às “entidades competentes”. “Acho que há mais história por detrás disso”, atirou durante a sua intervenção. “Penso que ainda há terrenos em São domingos que dava para fazer esse projeto”, defendeu o candidato socialista, reconhecendo que, “para isso tem que se voltar à estaca zero”.

Quanto ao parque infantil de São Domingos, o candidato não hesitou em afirmar que “precisa mesmo ser reabilitado, senão um dia há ali um acidente grave”. “Há falta de portões, as proteções à volta são simples tubos, não é rede de proteção,  tem três entradas e não tem portões, tem duas vias envolventes ao parque com muito trânsito”, apontou o candidato socialista.

Todos os debates foram transmitidos em direto pela Rádio Miróbriga, com posterior publicação escrita do resumo do encontro na edição online do jornal O Leme. O calendário de debates pode ser consultado aqui.

O debate pode também ser ouvido na íntegra aqui.

Outros debates:

» Entrevista ao único candidato à AF Abela » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Alvalade » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Cercal do Alentejo » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Ermidas-Sado » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Santo André » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF São Domingos e Vale de Água » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF São Francisco da Serra » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Santiago do Cacém, São Bartolomeu da Serra e Santa Cruz » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à CM Santiago do Cacém » Ler ou Ouvir