AdSA investe 13 milhões de euros numa nova conduta adutora para abastecer ZILS

A Águas de Santo André (AdSA) vai investir 13 milhões de euros na construção da nova conduta adutora de Morgavel, no Concelho de Sines, para abastecer a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Helga Nobre

De acordo com a AdSA, em comunicado, a empreitada de construção da nova conduta, com uma extensão de cerca de 9,5 quilómetros, deverá arrancar no último trimestre deste ano e terá “uma duração prevista de 520 dias”.

O projeto de execução inclui “a construção de uma nova conduta adutora, paralela à infraestrutura existente, e permitirá o abastecimento de cerca de 20 milhões de metros cúbicos de água industrial à ZILS”, adianta a empresa do grupo Águas de Portugal.

Com este investimento, considerado “o maior dos últimos 20 anos, a Adsa prevê um aumento significativo da resiliência do sistema de abastecimento de água industrial à ZILS”.

Desta forma, a AdSA reforça a sua “capacidade de resposta perante o crescimento previsto para o complexo industrial de Sines”, adianta.

O concurso público internacional para a execução da empreitada de construção da nova adutora da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Morgavel já foi lançado.

A Águas de Santo André tem por missão gerir e explorar o Sistema de Santo André, assegurando o abastecimento de água às populações dos Concelhos de Sines e Santiago do Cacém, assim como a recolha e tratamento das águas residuais.

Dá ainda resposta às exigências das indústrias localizadas na ZILS, no abastecimento de água potável, água industrial, água residual e resíduos industriais.