Opinião: Newton aplicado às redes sociais

Ricardo Rosa - Opinião
Ricardo Rosa, jornalista
Ricardo Rosa - Opinião
Ricardo Rosa, jornalista

Por Ricardo Rosa,

“Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade – e uma outra reação, exagerada, nas redes sociais”.

A frase não é minha, mas uma tradução livre do original em inglês que apanhei um destes dias, de corrida, no Facebook. É uma  adaptação irónica da 3ª Lei de Newton, aplicada aos dias de hoje e ao modo como nos comportamos nessa coisa das redes sociais, onde todos temos um bitaite a atirar, uma posta para publicar.

Ou, por outras palavras: pelo menos no Facebook, somos todos umas bestas! (“Besta és tu, ó meu palhaço!”, já pensaram alguns de vós, e nem vão ler o resto da crónica; já estou marcado, “um tal de Rosa, armado em esperto, anda para aí a dizer que somos todos umas bestas, vê lá tu”, assunto encerrado).

Passamos os dias de um lado para o outro, uns mais tranquilos, outros em correria, mais ou menos bem educados e sociáveis. Volta e meia lá vai uma buzinadela no trânsito e um grito solitário, de vidro fechado, contra o filho de sua mãe que ali vai devagar ou se meteu à frente sem pisca. Volta e meia, ao balcão da tasca, a conversa aquece quando o tema é bola, o penálti claríssimo que ficou por marcar e o golo mal anulado, mas ao fim da noite todos seguem a vida, palmadinha nas costas e amigos como dantes.

Artigo completo na edição em papel de 17 de março de 2016, n.º 666