Comissões de Utentes acusam HLA de “degradação” dos serviços

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano

As Comissões de Utentes acusam a administração do Hospital do Litoral Alentejano (HLA) de conseguir “lucro” através “da exploração dos trabalhadores” e “da degradação das condições de prestação de cuidados de saúde”, segundo divulgaram num comunicado enviado à comunicação social a 02 de Fevereiro e que tencionam distribuir junto da população da região.

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano
A Administração da Unidade Local de Saúde desmentiu entretanto, em comunicado, todas as acusações |Foto: Ângela Nobre / Arquivo|

O “pagamento da hora de trabalho aos enfermeiros (€ 5,88 bruto), muito abaixo da média nacional”, o lanche de “um
pacote de bolachas” dado aos utentes que se deslocam a Lisboa para exames em jejum ou a “opção por ter água fria no período entre as 22h00 e as 07h00”, que viola “protocolos cirúrgicos” são as principais acusações das Comissões de  Utentes do Litoral Alentejano, entretanto já negadas, também em comunicado enviado à imprensa, pela administração hospitalar.

“É totalmente falsa a alegação de que a ULSLA optou por ter água fria entre as 22h00 e as 7h00”, nega o Conselho de
Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

Artigo completo na edição em papel de 05 de Fevereiro de 2015, n.º 640