“Não acreditava que tinha cancro da mama, só tinha 20 anos”

Patrícia Silva - Sobrevivente cancro

No dia 4 de Fevereiro assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro. Para marcar a data o Leme esteve à conversa com uma mulher que é um exemplo de luta, fé e optimismo. Com uma energia contagiante de sorriso rasgado e olhar vivo contou-nos a sua história.

Patrícia Silva - Sobrevivente cancro

“Ninguém acreditava que tinha cancro da mama, nem eu própria, afinal só tinha 20 anos.” Há dez anos atrás Patrícia Silva começou a sentir-se cansada e a perder peso, no seio direito encontrou um caroço. “Andei de médico em médico, e acabei por vir parar à consulta de senologia do Dr. Nuno Oliveira aqui no hospital do Litoral Alentejano. Também ele me disse que não devia ser nada de preocupante mas para deixar de estar tão ansiosa retirou o nódulo para análise.

O resultado veio dizer que era um carcinoma maligno, ninguém conseguia acreditar, repetiram as análises que confirmaram os resultados, entretanto o caroço que me tiraram voltou a crescer e os médicos ficaram com medo que tivesse ramificações. A solução foi fazer a mastectomia e depois a reconstrução.”

Artigo completo na edição em papel de 22 de Janeiro de 2015, n.º 639