Recolha Seletiva de biorresíduos avança em Odemira

O Município de Odemira está a implementar o projeto “Desperdício Zero”, um sistema de recolha seletiva de biorresíduos, porta a porta, em estabelecimentos de restauração na freguesia de Vila Nova de Milfontes que pretendam aderir à iniciativa.

O sistema visa reduzir a deposição de resíduos em aterro, aumentar a recolha seletiva e transformar os biorresíduos em composto orgânico de alta qualidade para fertilização dos solos agrícolas. Para este efeito, será distribuído, de forma gratuita, um contentor a cada estabelecimento de restauração da freguesia de Vila Nova de Milfontes.

A recolha e transporte de resíduos será realizada em veículo elétrico, contribuindo para a redução de emissão de CO2. Os biorresíduos, devidamente recolhidos na origem, serão quantificados no momento de entrega nas instalações da AMBILITAL – Investimentos Ambientais no Alentejo, e encaminhados para tratamento e valorização.

O projeto municipal decorre no âmbito de uma candidatura ao Programa RecolhaBio, financiado pelo Fundo Ambiental e contratualizado pela Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano (CIMAL) com o Município de Odemira, e pretende criar amostra representativa para quantificação e caraterização de resíduos alimentares, mudar comportamentos e contribuir para o cumprimento da meta da redução da deposição em aterro, da reutilização e reciclagem.

Perante o desafio da sustentabilidade ambiental, o Município de Odemira tem procurado preservar e melhorar a qualidade do ambiente, proteger a saúde humana, promover os princípios da economia circular, proporcionar novas oportunidades económicas e contribuir para a competitividade a longo prazo. Futuramente, espera-se que este projeto piloto, face aos resultados atingidos, possa vir a ser aplicado em todas as freguesias do concelho.