Mira Amaral aponta ferrovia de bitola europeia como essencial para competitividade do Porto de Sines

CPSI - Sines

“Foi um erro deste Governo acabar com este projecto”, disse, na III Conferência da Comunidade Portuária de Sines, Luis Mira Amaral, da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), referindo-se à ligação do Porto de Sines a Espanha, pela ferrovia de bitola europeia.

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O economista defendeu, no encontro que decorreu a 25 de Novembro no auditório da APS, a necessidade de uma linha
ferroviária de bitola europeia para garantir a competitividade do Porto de Sines, projecto que esteve já para ser executado, mas nunca chegou a avançar.

“Nós não podemos continuar a transportar para a europa por via rodoviária as nossas mercadorias, temos que mudar para o modo ferroviário e marítimo”, disse.

“Isso significa ter linhas de bitola europeia para a europa e ter portos a fazer uma gestão eficiente dos contentores para utilizar a via marítima para haver interligação entre portos, autoestradas e ferrovias”, argumentou.

“Há aqui uma nova vida para Sines relacionada com estas ligações. Sines tem a possibilidade de atraír novas insdustrias com estas novas ligações”, defendeu ainda durante a conferência onde debateu “a estratégia dos 3 I’s – Industrialização da 4.ª
Geração, Inovação e Integração”, juntamente com José Manuel Mendonça, presidente do INESC do Porto, Alberto Gavinhos, director de produção da Auto-Europa e Miguel Guerreiro, CFO da Siemens.

Artigo completo na edição em papel de 04 de Dezembro de 2014, n.º 636