Portos de Sines e Roterdão unidos por corredor marítimo de hidrogénio verde

O Ex-Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, presidiu, no passado dia 16 de dezembro de 2022, à cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre os parceiros que integram o Projeto H2Sines.RDAM.

O projeto consiste no desenvolvimento de um corredor logístico de Hidrogénio Verde que ligará, por via marítima, os Portos de Sines e Roterdão.

O projeto, a ser desenvolvido por um consórcio que integra as multinacionais ENGIE, Shell, Vopak e Anthony Veder, “tem como objetivo produzir hidrogénio verde numa unidade que será instalada na Zona Industrial e Logística de Sines”.

O hidrogénio será depois convertido “em H2 Líquido, através de um processo de liquefação para ser exportado do Porto de Sines para o Porto de Roterdão já em 2028, tendo como clientes finais empresas de transporte pesado de mercadorias”, explicou a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

A cerimónia ficou ainda marcada pelo reforço do relacionamento comercial e institucional entre os Portos de Sines e Roterdão, formalizado na assinatura de um Protocolo de Cooperação.

O Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, considerou que esta é “mais uma peça importante que poderá colocar Sines num patamar diferente em termos europeus”.

“E esta parceria com o Porto de Roterdão dá-nos uma centralidade nesta área do hidrogénio que não tínhamos”, reconheceu.

Para o transporte do H2 Líquido será “construído um navio dedicado para o hidrogénio entre Sines e Roterdão”, adiantou o responsável do Porto alentejano.

Este projeto surge em seguimento à assinatura de um Memorando de Entendimento entre os governos Português e Holandês em 2020, cujo âmbito consiste no desenvolvimento de um corredor marítimo estratégico para a movimentação de hidrogénio entre os dois países.