Dejectos de cães em espaços públicos incomodam todos

Dejectos cães - Santo André

Dejectos  cães - Santo AndréOs dejectos de animais, principalmente cães, em espaços públicos como passeios e jardins indignam muitos cidadãos.

No site petiçãopublica.com decorre mesmo uma petição pela Fiscalização e Aplicação da Lei relativamente ao “uso da trela em cães em locais públicos para uma maior higiene das nossas cidades e para a protecção destes e de outros.” Santo André também não é estranho a este problema apesar da informação divulgada e apelos de alguns vizinhos aos donos menos sensibilizados.

Um morador do Passeio das Barcas indignado denunciou o que considera ser um atentado à saúde pública. Descrevendo como “um campo minado de cocós de cão” que as pessoas têm de contornar. Salienta ainda que brincam muitas crianças no espaço, “é ver bolas, pneus de bicicleta e sapatilhas com cocós.” Ao interpelar os vizinhos estes respondem-lhe que “a Junta de Freguesia tem obrigação de limpar.”

Questionado sobre o problema Jaime Cáceres, presidente da Junta de Freguesia de Santo André, apelou à população para que tenha algum cuidado quando anda com os seus animais, principalmente cães, no espaço público. “A freguesia tem vastos espaços livres onde os cães podem andar em liberdade. As pessoas devem evitar que os seus cães defequem no espaço público, nós fizemos um investimento na requalificação e embelezamento da cidade para depois vermos os espaços, que são de todos, serem assim tratados.”

Para o autarca trata-se de uma questão de civismo. “Mas sinto que já estamos a melhorar, ainda outro dia estava à janela de casa e um senhor andava com o seu cão e este fez as necessidades no passeio mas o dono com o saco apanhou tudo. No entanto, ainda persistem os casos de donos de cães que de manhã abrem a porta e deixam os animais à solta a fazer as necessidades por todo o lado, depois nem trela nem açaime como é obrigatório por lei.”

O artigo completo na edição em papel de 20 de Setembro de 2014, n.º 631