Santo André acolhe Grupo Missionário

Grupo Missionário Ondjoyetu

Grupo Missionário OndjoyetuEntre 2 e 10 de Agosto, o Grupo Ondjoyetu (diocese de Leiria-Fátima) esteve em Santo André para fazer uma nova experiência missionária. É um grupo composto por vários elementos, tendo como dinamizadores, o P. David Nogueira, director diocesano da acção missionária, a Irmã Nancy (mexicana).

De várias idades, casados e solteiros, deixaram as suas famílias e vieram até ao Alentejo Litoral para testemunhar a alegria de ser enviado a anunciar Jesus Cristo, a fonte da nossa alegria.

Quem são?

É o Grupo Missionário da Diocese de Leiria-Fátima. Iniciaram o seu percurso em Agosto de 1999. Este grupo tem sido o promotor da aproximação entre as dioceses de Leiria-Fátima e Sumbe (em Angola).

Numa primeira fase, esta aproximação deu-se através da realização do “Projecto ASA – Acção Solidária com Angola”, que teve seis edições. Depois, concretizou-se na geminação entre as duas dioceses celebrada a 25 de Março de 2006 com base num protocolo que estabelece o modo de funcionamento da referida geminação.

A palavra que dá nome ao grupo – Ondjoyetu – quer dizer, em umbundo, a língua que se fala no Gungo, “A Nossa Casa”. Este grupo tem como sede o edifício do Seminário de Leiria. Está presente numa casa de Missão no Bairro da Pedra Um, Sumbe, Angola.

A linha da frente: onde trabalha

O Gungo é uma comuna com 2.200 km2 e que conta com cerca de 25.000 habitantes quase exclusivamente de etnia umbundo. É uma região montanhosa que foi muito afectada pela guerra. A população vive em aldeias muito dispersas, cerca de setenta em toda a comuna. Tenta aos poucos regressar à normalidade da sua vida, mas é difícil pois está muito isolada e tem faltado quem a acompanhe em ordem à resolução dos seus problemas básicos.

O artigo completo na edição em papel de 08 de Agosto de 2014, n.º 629