Remédios caseiros para combater baratas

Baratas

BaratasProcedeu-se em Santo André, no mês de Julho, a mais uma acção de desinfestação contra as baratas. A segunda intervenção deste ano, que atacou a rede de esgotos, principal ponto da infestação.

O Leme tem dado destaque a este assunto, que tanto preocupa a população de Santo André, e temos recebido sugestões sobre formas de combater as baratas usando produtos “naturais”. O alerta foi lançado, por leitor interessado, sobre “os componentes químicos dos pós e sprays que são venenos que podem prejudicar crianças e idosos com sistemas imunitários mais frágeis. Estes resíduos vão-se acumulando no corpo o que pode levar a reacções alérgicas e a intoxicações graves, sendo resíduos ideais para a formação e reprodução de células cancerígenas.”

Então como combater as baratas? Em casa deve evitar-se sempre detritos e restos de comida nos lava-loiças, bancadas e chão. Nunca deixar o lixo aberto, os restos dos alimentos devem ser guardados em recipientes de vidro, louça ou plástico fechado. Não guarde alimentos em caixas de papelão ou de madeira, pois neste tipo de material elas gostam de depositar ovos.

Conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de alimentos. Use silicone para vedar todos os tipos de frestas e fendas. Limpe semanalmente os ralos de cozinha e casa de banho com creolina. Limpe por baixo do fogão e frigorífico. Fechar tampos de sanita, e ralos da casa de banho e cozinha durante a noite. Nunca deixar esponjas e panos molhados em locais fechados.

O artigo completo na edição em papel de 08 de Agosto de 2014, n.º 629