Centenas de nadadores-salvadores júnior aprendem segurança e prevenção no mar

Nadador-Salvador Júnior
Curso Nadador Salvador Júnior

Nadador-Salvador JúniorAs praias de Sines e de Odemira servem de “campo de treino” para centenas de “nadadores-salvadores júnior” que, durante o mês de Julho, aprendem a fazer o suporte básico de vida, a rebocar e arrastar vítimas em mar e em terra, a linguagem gestual usada pelos profissionais e, acima de tudo, a “ajudar-se e respeitar-se mutuamente”.

A 10.ª edição do programa Nadador-Salvador Júnior, promovido pela Associação Resgate, está a decorrer durante este mês em Sines, contando com a participação de centenas de jovens dos 7 aos 18 anos.

O programa, que começou em 2005 com 30 jovens, tem vindo sempre a crescer, chegando agora a cerca de 400 participantes, a maioria no concelho de Sines, mas também já em Vila Nova de Milfontes (Odemira), onde começou a ser promovido em 2011.

Durante algumas semanas do verão, a Resgate, que assegura a vigilância na maioria das praias dos concelhos de Santiago do Cacém, Sines e Odemira, dedica-se também à formação dos mais novos, com a intenção de “transmitir uma cultura de segurança e prevenção no mar”.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Julho de 2014, n.º 628