Mancha de crude na costa de Grândola

Mancha de Crude - Grândola
A mancha foi descoberta por voluntários que fazia limpeza das praias
Mancha de Crude - Grândola
A mancha foi descoberta por voluntários que fazia limpeza das praias | Foto: Helga Nobre|

Uma mancha de crude, com uma extensão de 10 km, foi detectada, no passado dia 23 de Maio, no areal da praia da Galé, concelho de Grândola.

O alerta partiu de um grupo de voluntários da Brigada do Mar que efectuava a limpeza das praias da região e que se deparou com uma mancha de petróleo que se estendia ao longo de vários quilómetros no areal. “Não é uma catástrofe mas é um desastre ambiental”, denunciou Rute Novais, do grupo Brigada do Mar.

As causas ainda estão a ser investigadas mas tudo aponta para a limpeza dos tanques de um navio ao largo da costa. “Ainda estamos a averiguar as causas mas presume-se que se tenha tratado de um navio que tenha passado na nossa costa e tenha efectuado lavagens de tanques, dispersando hidrocarboneto na costa”, explicou o comandante da Capitania do Porto de Setúbal, Luís Jimenez.

As autoridades ainda não determinaram a quantidade de crude que deu à costa. Os resíduos removidos “serão entregues a uma empresa especializada para fazer o seu tratamento”, adiantou o comandante do porto de Setúbal.

O artigo completo na edição em papel de 05 de Junho de 2014, n.º 625