FOI NOTÍCIA NO LEME

Há 10 anos…

Dar de Volta cria rede de troca de livros escolares

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no início de mais um ano letivo, faz um balanço muito positivo do projeto “Dar de Volta”.

A Autarquia aderiu em 2011 a esta iniciativa intermunicipal, promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, cujo objetivo é a reutilização de materiais escolares.

Os manuais são entregues durante os meses de junho a agosto, nas Bibliotecas Municipais de Santo André e de Santiago do Cacém, vão do 1º ao 12º ano e devem estar atualizados segundo as metas escolares definidas estando disponíveis para todos os interessados, basta para tal dirigirem-se às Bibliotecas e contatarem as técnicas que coordenam a triagem dos livros.

Há 20 anos…

Borealis vende site de Sines à Repsol YPF

Embora dependente da autorização da Comunidade Europeia tudo se encaminha para que o Complexo Petroquímico de Sines da Borealis, seja adquirido pela Repsol YPF, tal como foi anunciado em conferência de imprensa, no passado dia 11, nas instalações de Monte Feio.

Na oportunidade e na presença de Nicolau Holub, Administrador Delegado, Ronald Calhau, Diretor dos Recursos Humanos da Borealis explanou os pontos mais relevantes do negócio, afirmando “…este negócio permite à Borealis concentrar na base europeia os seus maiores sites como sejam os da Áustria, Bélgica, Finlândia e Escandinávia, uma vez que este Complexo Petroquímico de Sines serve os interesses da Repsol na sua estratégia para a Península Ibérica.

Há 30 anos…

Porto de Sines

Ministro do Mar inaugura infraestruturas portuárias

No passado dia 14 de outubro, o Ministro do Mar, Azevedo Soares, inaugurou um conjunto de infraestruturas portuárias e rodoferroviárias, as quais envolveram investimentos no valor de 4,7 milhões de contos.

Os empreendimentos inaugurados pelo Ministro do Mar foram: Fase II do Terminal Multipurpose; Novo Porto de Pesca; O novo sistema de comando e controlo dos Terminais Petrolífero e Petroquímico; Diversos acessos rodoferroviários; e beneficiação e tratamento paisagístico da zona marginal de Sines.

Há 40 anos…

Em S. André

As primeiras chuvadas inundaram a farmácia

As primeiras chuvadas aí estão e com elas adensam-se as preocupações dos residentes do Centro Urbano. Sem obras de conservação os fogos deficientemente construídos metem água por todos os lados. Há quem durma debaixo das mantas, qualquer dia debaixo da cama, para não lhe chover em cima.

Há que desbloquear verbas e burocracia para o arranque das grandes obras de impermeabilização dos blocos habitacionais. A primeira vítima aí está, farmácia inundada, numa repetição de cena do último inverno, que causou já dezenas de contos de prejuízos.

João Santos