Sines e Fortaleza (Brasil) reforçam ligação nos setores da energia, logística e digital

Helga Nobre

O Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, assinou um acordo de geminação entre os Municípios de Sines e Fortaleza, no Brasil, com o objetivo de fortalecer a ligação entre as “duas cidades irmãs”.

“Estas duas cidades estão ligadas por um cabo submarino, algo absolutamente inovador para o nosso território e desde a primeira hora que Fortaleza manifestou essa vontade de assinar este acordo de geminação com Sines”, afirmou Nuno Mascarenhas.

O acordo de geminação entre Sines e Fortaleza foi assinado, no passado dia 23 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho, tem como objetivo fortalecer as relações de amizade e o intercâmbio nos setores da energia, logística e do digital.

“Estamos a falar de uma cidade com um enorme potencial e com características muito semelhantes à nossa, uma vez que é uma cidade portuária e que partilha a mesma língua”, acrescentou.

De acordo com o Autarca, “Fortaleza é uma das zonas mais conectadas do Mundo, uma vez que conta com cerca de 16 cabos submarinos, e obviamente queremos aprender muito com isso porque o futuro está nestas ligações transatlânticas de cabos submarinos”.

“Queremos também desenvolver vários projetos na área da cultura, na área da mobilidade e do planeamento das cidades, mas também na área portuária”, frisou.

Para o Vice-Prefeito e Superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Élcio Batista, este acordo vai permitir “o desenvolvimento conjunto das duas cidades em agendas como a transição digital, tecnologia, desenvolvimento urbano sustentável, educação e cultura e desenvolvimento económico”.

“Temos muitas semelhanças, somos cidades portuárias, temos dois portos importantes, um cabo de fibra ótica que liga as duas cidades trazendo um potencial muito grande para o desenvolvimento da indústria tecnológica e temos relações culturais, históricas entre Portugal e o Brasil, mas agora queremos que essas relações sejam entre as duas cidades”, frisou o Autarca.

Além dos laços culturais, Élcio Batista acredita que os próximos passos dos dois Municípios estarão relacionados “com o fortalecimento da economia digital”.

“Para que tanto Fortaleza possa aproveitar a presença dos 16 cabos para fomentar essa economia e impulsionar aqui em Sines a presença dessa economia digital. O mundo digital é o presente e já é o futuro das duas cidades e elas já estão muito bem posicionadas para aproveitar a partir desses cabos de fibra ótica”, defendeu.

O acordo de geminação vai permitir também incrementar “a questão do desenvolvimento urbano sustentável das cidades portuárias”, indicou.

“Sabemos que os portos são lugares de geração de produção de riqueza, mas que produz impacto na cidade e é preciso trabalhar para que haja uma integração maior da cidade com o porto. Temos visto muitas cidades no mundo tem avançado na integração e queremos que essa integração também ocorra em Sines e em Fortaleza”, concluiu.