Tempestade Irene encerra estradas e obriga à retirada de crianças de Infantário no Concelho de Santiago do Cacém

A forte chuva que caiu, no passado dia 17 de janeiro, fez subir o caudal da ribeira da Abela, no Concelho de Santiago do Cacém, deixando submersa parte da estrada municipal 390. O mau tempo obrigou ainda à retirada de 13 crianças de um infantário “por precaução”.

De acordo com o Comandante dos Bombeiros de Santiago do Cacém, Pedro Torrão, devido à forte chuva “a ribeira [de Abela] registou um caudal muito elevado e obrigou ao encerramento da Estrada Municipal 390 que esteve submersa, durante algumas horas, e cortada nos dois sentidos”.

A estrada, que liga Abela a São Domingos, no interior do Concelho de Santiago do Cacém, esteve submersa “numa extensão de cerca de 700 metros” com a água a atingir “uma altura de 30 a 40 centímetros”.

Pedro Torrão adiantou ainda que a subida do caudal da ribeira “não apanhou de surpresa os automobilistas que circulam nesta via, mas por precaução foram retiradas 13 crianças que se encontravam no ATL de Abela, numa altura em que a ribeira ameaçava galgar as suas margens”.

Por outro lado, o Vereador da Câmara de Santiago do Cacém, Albano Pereira, com o pelouro da proteção civil municipal, avançou que, devido à forte chuva que se fez sentir, também a ribeira de Brescos “galgou a via e obrigou ao corte da estrada que liga Brescos a Vila Nova de Santo André”.

A via esteve cortada nos dois sentidos, durante algumas horas, mas ao final do dia acabou por abrir ao trânsito. HN