Câmara Municipal investe 26.489 euro nos refeitórios escolares

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém investiu 26.489 euros em novos equipamentos para os refeitórios escolares dos agrupamentos de escolas de Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo e de Santo André, no âmbito dos investimentos realizados para melhorar as suas condições de funcionamento.

Foram adquiridos para o refeitório da Escola Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, um fogão e um exaustor industrial, investimento realizado pela Autarquia no âmbito da transferência de competências. Para as Escolas Básicas (EB) de Vila Nova de Santo André foram adquiridos para a EB n.º 2 uma arca congeladora (frio negativo), para a EB n.º 3 uma máquina de lavar loiça e para a EB n.º 4 uma máquina de lavar loiça e um triturador industrial. O refeitório do Jardim de Infância de Cercal do Alentejo foi dotado de um novo equipamento de frio (combinado – frio negativo e positivo).

O fornecimento de refeições escolares é, também, parte fundamental da garantia das condições de crescimento e aprendizagem das nossas crianças e jovens. De um universo de nove refeitórios e três salas de refeições, a maioria tem gestão direta do Município. Há dois refeitórios que ainda se mantêm adjudicados a empresas externas ( EB Frei André da Veiga, em Santiago do Cacém, e EB n.º1 de Santo André), e outros dois que têm gestão partilhada (EB Professor Arménio Lança de Alvalade e EB de Cercal do Alentejo). Esta dimensão traduz-se numa equipa de 29 cozinheiras e ajudantes de cozinha, que preparam e fornecem cerca de 265.000 refeições por ano, traduzindo-se num investimento na ordem dos 900 mil euros.

Neste ano letivo passaram para a gestão da Autarquia os refeitórios das Escolas Secundárias Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, e Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e, logo nas primeiras semanas de aulas, verificou-se um acréscimo do número de refeições servidas, em comparação a igual período de ano letivo passado.

Na Escola Secundária Padre António Macedo, de 18 de setembro a 3 de outubro, verificou-se um aumento em 315 refeições relativamente ao período homólogo do ano letivo 2022/23, com um total de 1135 refeições confecionadas e servidas. Em igual período, na Escola Secundária Manuel da Fonseca verificou-se um aumento de 795 refeições relativamente ao mesmo período do ano letivo 2022/23, com um total de 2393 refeições servidas. Este refeitório confeciona também as 764 refeições das escolas rurais do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.

O investimento nos refeitórios escolares que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém realiza, a par dos dois milhões e meio de euros que este novo ano letivo garante para manter um conjunto de medidas de apoios escolares, tem como objetivo principal garantir a qualidade das refeições servidas em contexto escolar e a criação de melhores condições para as crianças e jovens do Concelho.

Leme 840