Feira de Agosto em Grândola: cinco dias de forte atividade

Numa organização da Câmara Municipal de Grândola e com patrocínio de algumas empresas do Concelho, decorreu no parque de exposições daquela Edilidade, entre os dias 24 e 28 de agosto, mais uma edição da tradicional Feira de Agosto.

O certame foi inaugurado pela Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, numa cerimónia muito concorrida, em que estiveram presentes, na mesa de honra, para além da Secretária de Estado, o Presidente da Câmara de Grândola, Figueira Mendes, o Presidente da Assembleia Municipal, Rafael Rodrigues e a Vereadora do Turismo, Carina Batista.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara, realçou o papel desempenhado pela Feira de Agosto, como polo aglutinador de grandolenses que por motivos vários tiveram de deixar a sua terra e que aproveitam este evento para voltarem a Grândola e reencontrarem os amigos e familiares. Figueira Mendes, aproveitou igualmente o seu discurso para fazer uma breve apresentação do estado do desenvolvimento do Concelho.

Seguiu-se no uso da palavra o Presidente da Assembleia Municipal de Grândola, Rafael Rodrigues que agradeceu o empenho dos trabalhadores da Autarquia que, ano após ano, erguem o certame este ano inaugurado. Referindo-se ao surto de investimentos turísticos em curso no Concelho, garantiu que os Órgãos Autárquicos, agem e sempre agirão em conformidade com o PDM aprovado e no respeito pelo meio ambiente e a sua sustentabilidade.

Fernanda Rodrigues, Secretária de Estado da Habitação, usou de seguida da palavra para, num discurso vivo e utilizando os termos expressados pela Autarquia no convite que lhe enviou para presidir à cerimónia, agradeceu a distinção e declarou inaugurada a Feira de Agosto.

O certame em si, não diferiu muito dos eventos organizados anteriormente, ocupando a totalidade da área do Parque de Feiras e Exposições.

A feira dividiu-se em vários setores: O institucional, onde estavam representados as Juntas de Freguesia do Concelho e o tecido empresarial instalado. Um segundo setor representativo do artesanato. Outra das áreas com expressão era a da restauração. As diversões e espetáculos, constituíam uma outra área. Finalmente a feira franca, ocupando a maior área do certame e em que se poderia encontrar de tudo um pouco para as necessidades patenteadas pelos milhares de visitantes, durante o período em que decorreu.

De referir que no picadeiro que integra a estrutura deste Parque de Feiras e Exposições, decorreram variadas atividades tendo por base a equitação e, em anexo, uma exposição de gado.

Foram cinco dias de forte atividade feirante, ‘num certame que nunca dorme’, na expressão de um grandolense que, como cicerone, fez questão de nos apresentar a feira.

Ao longo de todo o certame, realizaram-se dez concertos no palco principal e no palco bar, todos eles desempenhados por artistas com cartaz feito.

Mais uma vez a banda da ‘Música Velha’, atuou, acompanhando o Tim, que interpretou, para além do seu reportório pessoal, algumas das músicas dos Rio Grande, Resistência, Cabeças no Ar e, claro, dos Xutos.

Com os objetivos que presidiram à sua realização plenamente atingidos, a Feira de Agosto 2023 encerrou as sua portas quando o dia 29 já havia começado há algumas horas. Viva a Feira de Agosto 2024!

 

José Manuel Claro – texto e fotos.

Jornal 837 – 7 de setembro7 Site