Jovens de Santo André falam das expectativas na Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.

Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Em antecipação do encontro, que terá lugar de 1 a 6 de agosto em Lisboa, o Leme colocou quatro questões aos jovens  e recolheu os seus testemunhos e as suas expectativas:

  1. Qual é a vossa expectativa das jornadas?
  2. O que gostariam mais de ver?
  3. O que pensam da partilha de conhecimentos com jovens de outros países?
  4. Acham que está experiência vai ser enriquecedora?

Aqui publicamos as suas respostas

Inês Maia

1 – A minha expectativa das jornadas é emocionante e espiritual, vou gostar e sentir muita paz, convivência e uma experiência única para vida.

2- Eu gostaria de ver tudo e principalmente o Papa.

3- Eu penso que vai ser uma boa partilha, convívio, conhecer uns aos outros e também saber outras culturas de vários países.

4 – Sim vai com certeza que vamos com fé, esperança e união.

António Pinto

  1. Que seja um dos momentos de uma vida, vamos ser muitos nesses dias. Muita fé aglomerada no mesmo sítio. Talvez haja comoção.
  2. Gostaria ser benzido pelo Papa.
  3. Vai ser uma oportunidade para criar amizades de confiança tendo por intermédio Jesus Cristo.
  4. A mim sei que me vai incentivar para muita coisa que tenho ainda que fazer na vida.

João Reis

1- Acho que vai ser uma experiência e uma oportunidade bem aproveitada, participando em todas as atividades que nos serão apresentadas.

2- Gostaria de ver tudo, incluindo o Papa, outros grupos/povos, culturas.

3- Vai ser bom conhecer outros jovens e outras nações, vai ser um momento de união convívio onde se conhecerão novas experiências de vida.

4- Sim

Camila Neuberger 

1- A minha expectativa é crescer espiritualmente e conhecer novas pessoas que compartilham a mesma fé.

2- Gostaria de ver as diferenças culturais dos vários países e povos e ver o papa.

3- Conhecer novas pessoas é oque mais anseio desta experiencia, saber como vivem e pensam de Jesus Cristo

4- Sim

Mafalda Gamito

  1. A minha expectativa das jornadas vai ser viver com mais fé.
  2. Eu gostaria de ver tudo o que vai acontecer nas jornadas e gostaria de ver o Papa.
  3. Eu acho que a partilha de conhecimentos com os jovens de outros países vai ser bom para nós conhecermos como é a cultura de cada país e como eles convivem no seu dia a dia com as pessoas.
  4. Sim.

Patricia Afonso 

  1. A minha expectativa das jornadas vai ser uma aventura que fica na memória, conhecendo novas pessoas, culturas, novas aprendizagens, participar nas diversas atividades e realizar a nossa jornada junto com a fé.
  2. Gostaria de ver tudo, como por exemplo o Papa e outros povos e nações.
  3. Penso que é uma ótima oportunidade de criar amizades com pessoas de diferentes países/povos, conhecer as suas culturas, diferenças. Vai ser um momento de partilha e união.
  4. Sim

 

Sara Tavares 

1- A nivel das jornadas em sí: Espero que seja um local de paz e meditação. Um local para experienciar a fé tanto a nível físico como espiritual e como esta é vivida pelos diferentes povos e culturas e celebrar o amor e a fé de modos diferentes mas com um objetivo comum. A nivel pessoal: espero ficar mais próxima de Deus e que a minha crença seja aumentada e melhorada.

2- A aceitação e harmonia entre todos, e os concertos.

3- É sempre importante a percepção de que aquilo que nós conhecemos é uma realidade muito limitada ao nosso país e á nossa cultura/sociedade.Conhecer melhor o outro é conhecer-mo-nos melhor. Praticar a empatia e tentar ver pelos os olhos do outro e perceber que todas as realidades são bonitas e que os valores que conhecemos e seguimos podem ser demonstrados de outras maneiras igualmente belas á nossa.

4- Será sempre uma experiência enriquecedora. Para os mais timidos, uma oportunidade de sair da área de comforto e crescer. Para os curiosos, uma oportunidade de aprender. Para os crentes uma oportunidade de viver e expandir a sua fé. Para os que não creêm  uma oportunidade de perceberem a fé e se calhar tornarem-se seguidores. Para os mais angustiados por circunstâncias da vida, uma oportunidade de aliviarem essa angústia no comforto da fé e das pessoas suas semelhantes. Entre muitos outros exemplos.

Leme 835 – 20.07.2023