Incêndio numa fábrica de congelação em Ermidas-Sado

Um incêndio deflagrou na manhã do dia 1 de julho, na fábrica de congelação de bacalhau “Maredeus” em Ermidas-Sado, do Município de Santiago do Cacém. O edifício foi completamente tomado pelas chamas e o fumo era visível a vários quilómetros de distância.

O alerta foi dado por volta das 9h00. Ninguém estava dentro das instalações no dado momento. Cinco bombeiros foram assistidos durante o combate às chamas. Segundo disse à Agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, quatro bombeiros foram transportados para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, “devido a má disposição”. “Houve ainda mais um bombeiro assistido no local, devido ao calor e exaustão”, acrescentou.

O vereador da Câmara de Santiago do Cacém, que tem o pelouro da proteção civil, afirmou ainda que “é provável que tenha sido um curto-circuito” a causar o incêndio na fábrica da MareDeus, onde trabalham, no total, “cerca de 300 pessoas”.

No local encontravam-se um total de 45 viaturas e 120 operacionais dos bombeiros de Alcácer do Sal, Aljustrel, Alvalade-Sado, Beja, Castro Verde, Cercal do Alentejo, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Santo André e Vila Nova de Milfontes, além da GNR e de equipas da Administração dos Portos de Sines e Algarve e do Regimento de Sapadores de Lisboa. A fábrica teve um pequeno incêndio no ano passado, mas que ficou circunscrito aos balneários.