ULSLA recebe 23 médicos em internato médico

O Conselho de Administração e as Direções do Internato Médico Da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) deram, a 4 de janeiro de 2022, as boas-vindas aos novos médicos internos que iniciam a sua formação geral e a sua formação especifica na ULSLA.

São 23 Médicos dos quais,15 são de Formação Geral, que irão passar por todas as especialidades ao longo do ano, e 8 são de Formação Especifica das seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Ortopedia e Saúde Pública.

Os Médicos Internos são provenientes de várias regiões do Pais (Ilhas, zona Norte, Centro e Algarve).

A existência de médicos internos é fundamental para a renovação dos quadros da Instituição. Na sessão de boas vindas, as Direções do Internato Médico da ULSLA salientaram o papel essencial dos jovens médicos que agora iniciam o seu percurso na ULSLA.

José Sousa e Costa, Diretor Clínico da área Hospitalar parabenizou os médicos internos que escolheram a ULSLA para a realização da sua especialidade e/ou formação geral, frisando que o futuro do SNS depende destes jovens médicos. E terminou dizendo “sejam bem vindos à nossa Casa que será, de certo, também a vossa Casa

Outras Unidades de saúde do Alentejo com médicos internos em formação

A fonte da ARS do Alentejo indicou que o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) foi a unidade de saúde a receber o maior número de novos clínicos para formação, num total de 40 médicos internos.

Por sua vez, o HESE divulgou que, destes 40 clínicos, 27 são de formação geral e vão “percorrer todas as especialidades ao longo do ano”.

Os restantes 13 são de formação especializada e escolheram as especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, medicina interna, nefrologia, oncologia médica, ortopedia, pediatria e psiquiatria, acrescentou.

Segundo a unidade hospitalar, os jovens clínicos que agora chegaram ao hospital de Évora são provenientes de vários pontos do país, havendo também uma médica interna oriunda de Cabo Verde.

Segue-se a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que recebeu 28 novos médicos internos para formação geral e especializada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e nos centros de saúde do distrito.

A ULSBA precisou que 21 dos médicos internos vão realizar formação geral e que os outros sete vão fazer formação especializada em medicina intensiva, psiquiatria, pediatria e medicina geral e familiar.

A ARS Alentejo indicou que outros 15 clínicos foram acolhidos na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), que integra os hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, e de Santa Luzia, em Elvas, e os centros de saúde do distrito de Portalegre.

Os restantes oito médicos internos vão fazer formação nas unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, acrescentou.

O internato médico, que se realiza após a licenciatura em medicina, é uma formação médica especializada, teórica e prática, com o objetivo habilitar o clínico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área profissional de especialização.