Praia das Areias Brancas concessionada há 5 anos ainda sem apoio de praia

Vigilância custa ao município de Santiago do Cacém “cerca de 12 a 13 mil euros” por época balnear

A concessão da praia da Fonte do Cortiço, mais conhecida por Areias Brancas, na costa de Santo André, foi atribuída em 2012, após um concurso público em que participou apenas um candidato. Desde então, há cinco anos, a praia continua com sanitários portáteis e com vigilância por nadadores salvadores assegurados pelo município, mas sem apoio de praia.

“Em 2012, foi aberto concurso público e só concorreu uma pessoa”, recordou ao jornal O Leme Isabel Pinheiro, responsável
pelo departamento de recursos hídricos do litoral da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Alentejo, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“O procedimento desenvolveu-se sem incidentes, foi concluído, entretanto, seguiu-se um processo realmente mais moroso do que estavamos à espera”, admitiu.

A demora na criação de um apoio de praia, com estabelecimento de restauração, é atribuída a várias questões burocráticas, como “um processo de licenciamento municipal”, que Isabel Pinheiro disse ter sido “um bocado moroso”. O “maior atraso” está no entanto “relacionado com as dificuldades do candidato em obter financiamento para a construção do apoio de praia”.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 22 de junho de 2017, n.º 695