Coisas de Emigrante: “O que é que eu estou aqui a fazer?”

Ana Chainho

Ana ChainhoPor Ana Chainho, nos EAU

As coisas estão a mudar por aqui. Isto já não é o paraíso que era há uns anos. É o que dizem aqueles que estão cá há mais tempo. A gasolina está mais cara. Ir ao supermercado está mais caro. Comer fora ainda mais caro está. E agora começaram a aparecer os impostos.

Então o que mantém todos estes expats ainda por cá? Se a vida está mais cara e os ordenados não estão a aumentar proporcionalmente, porque é que continuamos nos Emirados?

Porque apesar de tudo ainda há trabalho, os salários ainda são acima da média e há (quase) sempre sol e calor. Quanto a mim, não há um dia que passe sem que eu me pergunte “O que é que eu estou aqui a fazer?”. Enquanto a resposta na minha cabeça for positiva, por cá continuarei. Desde que nos deixem…

Falava há uns dias com uma colega que me dizia que a única coisa que lhe fazia confusão era a instabilidade. Não em relação à segurança, estamos cientes da área geográfica onde nos encontramos, mas todos nos sentimos seguros aqui. O clima de instabilidade vem da Emiratização.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 09 de Março de 2017, n.º 688