Opinião: 1316 – 2016

Francisco do Ó Pacheco
Francisco do Ó Pacheco
Francisco do Ó Pacheco
Francisco do Ó Pacheco

Por Francisco do Ó Pacheco,

A lenda da princesa grega cuja nau terá dado à costa em Sines no primeiro quartel do século XIV e cuja salvação estará na origem da primitiva capela de Nossa Senhora das Salvas deverá completar este ano a linda idade de setecentos anos. A princesa grega é Vataça ou Betaça Lascaris e nasceu, não na Grécia mas sim em Ventimiglia, na Ligúria, próximo de Génova e era filha de Eudóxia Lascaris, irmã do último imperador de Niceia, João IV Lascaris, e do conde Guilherme Pedro.

Por razões que agora não vêm ao caso, Eudóxia Lascaris foi obrigado a deixar Ventimiglia com as suas filhas e filho e solicitar a sua ida para a corte do rei de Aragão, Pedro III, ainda seu familiar.

É por esta altura que começa a desenhar-se o casamento do rei de Portugal, D. Dinis, com a princesa Isabel, filha do rei de Aragão, casamento esse que terá lugar em Junho de 1282, teria Isabel então doze anos e D. Dinis perto de vinte. Com o casamento e pela profunda amizade que já ligava Isabel a Vataça, esta viria para a corte de Portugal enquanto aia da nova rainha.

Artigo completo na edição em papel de 06 de outubro de 2016, n.º 678