Opinião: Deixemo-nos encantar pelas maravilhas da natureza

Ana VidalPor Ana Vidal, Arquiteta Paisagista

“O mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor.” (Papa Francisco, Louvado Sejas, Carta encíclica Laudato si´ sobre o Cuidado da Casa Comum).

Inseridos num mundo que partilha incessantemente notícias de morte e de horror, em que o dia-a-dia é apressado, mecânico, com tarefas repetidas, com dezenas de obrigações que nos absorvem o tempo que deveríamos ter para pensar, somos convidados pelo Papa Francisco a meditar sobre a necessidade vital de nos maravilharmos com a natureza, reconhecendo-a como “…um livro esplêndido onde Deus nos fala e transmite algo da sua beleza e bondade…”.

Vivemos rodeados de pequenas maravilhas da natureza, mas não nos apercebemos delas. “Tropeçamos” em seres vivos indispensáveis à nossa sobrevivência como seres humanos, mas desconhecemos a sua contribuição para esse equilíbrio global.

No entanto podemos tentar mudar o nosso comportamento e começar a apreciar e valorizar o que nos rodeia, porque essa mudança vai trazer-nos alegria e paz interior.

Partilho hoje convosco um pouco do privilégio que tenho em trabalhar em conservação da natureza.

Artigo completo na edição em papel de 19 de novembro de 2015, n.º 658