Temas Bíblicos – O Dilúvio

Opinião - Joaquim Marques

Por Joaquim Marques,

Opinião - Joaquim Marques

Talvez haja ainda quem se interrogue se os relatos bíblicos devem ser todos interpretados como textos históricos, no sentido que hoje damos a este termo. Se tivesse que ser assim, o relato do dilúvio colocaria outro problema de incompatibilidade entre textos bíblicos e ciência, na medida em que hoje sabemos da impossibilidade de um dilúvio universal.

Acontece que os diversos livros que compõem a Bíblia foram sendo escritos, burilados e completados ao longo dos séculos, por um povo que viveu num determinado contexto histórico e cultural, tendo sofrido influências de povos e respetivas culturas vizinhas, em particular dos povos mesopotâmicos (sumérios e acádicos), egípcios etc.

As descobertas arqueológicas ocorridas nos séculos XIX e XX na antiga Mesopotâmia, em locais hoje situados no Iraque, nomeadamente os milhares de tabuinhas de argila escritas em caracteres cuneiformes, vieram revelar obras de alto valor literário e mostrar paridades culturais verificadas nos povos do chamado Próximo Oriente Antigo, em que se inseria Israel.

Artigo completo na edição em papel de 22 de Janeiro de 2015, n.º 639