Legionella detectada em fábrica de Sines

Euroresinas
Euroresinas - Complexo Industrial de Sines

Colónias da bactéria que provoca a doença da Legionella foram encontradas na água da torre de refrigeração da empresa Euroresinas, sediada no complexo industrial de Sines.

Euroresinas
Euroresinas – Complexo Industrial de Sines |Foto: Helga Nobre|

A bactéria foi detectada em análises de rotina, realizadas há cerca de 15 dias, por um laboratório certificado que alertou, no passado dia 10 de Dezembro, a empresa do grupo Sonae Indústria, para a presença de “colónias de Legionella spp” numa das torres de refrigeração da fábrica.

De acordo com a Autoridade de Saúde do Litoral Alentejano, a empresa procedeu de imediato à paragem da fábrica e adoptou
medidas correctivas. “A empresa efectuou a cloragem do sistema e realizou vários trabalhos de limpeza física e química dos tanques”, explicou a delegada de saúde, Fernanda Santos.

Análises efectuadas aos tanques no dia seguinte revelaram a inexistência da bactéria e a empresa pôde retomar a actividade.
De acordo com a autoridade de saúde até ao momento, não existem casos da doença, mas a situação está a ser monitorizada e será acompanhada nos próximos quinze dias. “A preocupação recai sobretudo nos trabalhadores”, adiantou a responsável uma vez que a fábrica está localizada fora do perímetro urbano.

Artigo completo na edição em papel de 18 de Dezembro de 2014, n.º 637