Odemira contra encerramento de escolas

Escola Primária

Escola PrimáriaTrês escolas do concelho de Odemira não vão abrir as portas no próximo ano lectivo depois de o Ministério da Educação ter ordenado o encerramento das escolas de Vale de Santiago (Vale Santiago), Foros do Galeado (Vila Nova de Milfontes) e Cavaleiro (São Teotónio), com base num número inferior a 21 alunos.

A escola de Foros do Galeado, funcionou com uma turma de 17 alunos, com os quatro anos de escolaridade, entre os 6 e os 10 anos. Vale de Santiago, arrancou com seis alunos mas a saída de duas crianças, a meio do ano lectivo, fez reduzir o número para apenas seis – um aluno (2.º ano), dois (3.º ano) e um (4.º ano). No próximo ano lectivo, a escola iria receber cinco alunos.

Os pais e encarregados de educação lamentam a decisão e estão apreensivos. “Não concordamos que os nossos filhos tenham de sair da sede de freguesia para ir para Bicos. Aqui temos melhores condições até para as refeições dos alunos que são servidas junto à escola”, critica Ana Silva, encarregada de educação de uma aluna da escola de Vale Santiago que terá de frequentar uma das escolas de Bicos ou Colos, a 20 ou a 9 Km de distância, respectivamente.

“A minha filha ainda é tão pequenina para se deslocar tantos quilómetros. A terra é pequena, há poucas crianças por isso já nos habituámos à ideia de haver uma turma com todos os níveis de ensino, mas a escola tem boas condições”, defende Ana Botelho que diz tratar-se de “uma injustiça”.

O artigo completo na edição em papel de 08 de Agosto de 2014, n.º 629