Bola nas redes e golo da Alemanha

Ricardo Rosa - Opinião
Ricardo Rosa, jornalista
Ricardo Rosa - Opinião
Ricardo Rosa, jornalista

Por Ricardo Rosa, jornalista

A Alemanha venceu a Argentina na final, mas na minha cabeça o Mundial perdura e os alemães ainda jogam com o Brasil e há uma criança, que vimos na televisão e nas redes sociais, que ainda chora copiosamente. Na minha cabeça, a Alemanha acabou de marcar mais um golo. E David Luiz pede desculpa, desconsolado.

Para lá do histórico 7-1, o Brasil-Alemanha das meias-finais bateu recordes na internet. Na rede social Twitter, 35,6 milhões de mensagens foram partilhadas durante a partida. Aquando do 5-0, naqueles seis minutos em que choveram golos na baliza canarinha, no Twitter caíam mais de 580 mil “tweets” por minuto. Foi o evento desportivo mais comentado de sempre também no Facebook, onde cerca de 66 milhões de pessoas criaram mais de 200 milhões de interações.

Para o melhor e para o pior, por estes dias as redes sociais foram como que verdadeiros estádios, onde se gritou GOLO! e se seguiram jogos em direto, esplanadas e tascas virtuais, onde se discutiram, escrutinaram, brincaram ou achincalharam jogadores, treinadores e, claro, árbitros. E a mãe deles.

A mãe e até o cão… Que o diga Zuñiga, o colombiano que lesionou Neymar. Irados, adeptos brasileiros invadiram o perfil do jogador no Instagram. Fotos que Zuñiga tinha partilhado com a melhor das intenções e que mostravam a sua família foram alvo de agressões.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Julho de 2014, n.º 628