Dia da Mulher – 8 de março

“17 retratos – A condição da mulher do campo: 1950 e 1960 – Concelho de Castro Verde

No dia 9 de março às 16h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, realiza-se a exibição do documentário sobre a Condição da Mulher do Campo no Estado Novo, partindo da vivência das mulheres do Concelho de Castro Verde em contexto social, laboral e familiar. Testemunhos, ainda vivos dum tempo de subalternidade na sociedade, no trabalho e na família. Um tempo de resistência, de luta e de esperança.

Moderação de Constantino Piçarra e com a participação de Maria Adelina, Felícia Prazeres e Augusta Romão. Momento musical com Maria Adélia Botelho. Cedência: Museu da Ruralidade – Núcleo da Oralidade/Câmara Municipal de Castro Verde.

Celebrar o Dia da Mulher com convívio e literatura

No próprio dia 8, às 16h00, no Pavilhão dos Desportos, realiza-se o lanche-convívio em comemoração do Dia Internacional da Mulher, para todas as mulheres do Concelho de Sines. O lanche terá atuações musicais de João Paulo Cavaco, Coral feminino da Prosas e Compadres da Prosas. As inscrições podem ser feitas até 4 de março, nos seguintes locais: Divisão de Desenvolvimento Social da CMS, espaços seniores de Sines e Porto Covo, Piscina Municipal Carlos Manafaia, Pavilhão dos Desportos, Associação Caboverdiana de Sines e Associação de Moradores da Sonega.

Dia da Mulher também no Centro de Artes

Além do convívio do Dia da Mulher, as comemorações colocam o foco nas mulheres que se expressam e se expressaram na escrita, com iniciativas organizadas pela Biblioteca Municipal / Centro de Artes de Sines. De 8 a 30 de março, está patente, na sala de adultos da Biblioteca, a mostra “Escritoras que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres”, com textos e respetivos livros de autoras marcantes na defesa dos direitos das mulheres. No dia 8, às 21h30, no átrio do Centro de Artes de Sines, a autora Ana Zorrinho apresenta o seu livro “Súbito”.

No dia 16 de março, às 16h00, também no átrio do Centro de Artes de Sines, realiza-se uma conversa sobre a figura de Maria Archer conduzida pela professora universitária Isabel Henriques de Jesus.

Durante as comemorações, o público poderá também visitar a exposição “Book Loving Girls”, patente de 2 de março a 27 de abril no Centro de Exposições do Centro de Artes, projeto fotográfico colaborativo composto por retratos de mulheres e textos sobre os livros favoritos de cada uma das retratadas.