Litoral Alentejano vai contar com Centro Protocolar de Formação Profissional para a Transição Energética

O Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, a Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura, o Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), e a direção da Delegação Regional do Alentejo deste Instituto, estarão em Santo André dia  20 de janeiro, para a assinatura de um protocolo para a criação do Centro de Formação Profissional para a Transição Energética (CTE).

O protocolo é celebrado entre o IEFP, a Agência para a Energia (ADENE), e a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

O Centro de Formação Profissional para a Transição Energética do IEFP pretende ajudar as empresas a adaptarem-se a uma economia verde, através da reconversão e (re)qualificação profissional dos trabalhadores mais afetados, promovendo a transição para uma economia de baixo carbono, com emprego de qualidade e ajustando a oferta de mão-de-obra aos desafios do futuro.

A adoção de políticas ambiciosas associadas à transição energética e à descarbonização estão diretamente relacionadas com o crescimento económico e a criação de emprego. Este protocolo enquadra-se na missão do IEFP, em promover a criação e a qualidade do emprego  e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.