CIMAL reúne-se com Infraestruturas de Portugal e CP para assegurar melhoria da rede rodoviária e do transporte ferroviário de passageiros no Alentejo Litoral

Dirigentes da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) reuniram-se com os presidentes da Infraestruturas de Portugal (IP) e da CP – Comboios de Portugal para tratar de questões relativas à melhoria da rede rodoviária da região e da reintrodução de comboios regionais entre Alcácer do Sal e Sines.

Os encontros de trabalho realizaram-se na quarta-feira, nas sedes das duas empresas públicas. A CIMAL esteve representada pelo seu presidente, Vítor Proença, que também lidera o Município de Alcácer do Sal, e pelos presidentes dos Municípios de Grândola, António Figueira Mendes, de Santiago do Cacém, Álvaro Bejinha, e Sines, Nuno Mascarenhas, e pelo vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso.

Na reunião com o presidente da IP, Miguel Cruz, os autarcas conheceram em detalhe o que já havia sido anunciado no anterior encontro com o então Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos: as obras de alargamento da via IC33/A26 para perfil de autoestrada (com quatro faixas) no troço entre as Relvas Verdes e o Roncão vão ser iniciadas até junho, enquanto o concurso referente ao restante percurso daquela via rápida, entre o Roncão e a Autoestrada A2 (Grândola-Norte), deverá realizar-se no início de 2024.

Foi também confirmado pelo líder da IP que se irão realizar as obras de reabilitação da estrada IC1 entre Alcácer do Sal e Palma, cujo mau estado tem vindo insistentemente a ser denunciado pelo Município alcacerense e pelos muitos utilizadores daquela via que liga o sul do país à região de Lisboa.

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém aproveitou a ocasião para exigir ao Presidente da IP a suspensão das obras de construção da passagem desnivelada sobre a Linha do Sul na Estrada Nacional 121, junto a S. Bartolomeu da Serra, enquanto não existirem alternativas seguras para a circulação automóvel naquela via, que liga a sede do concelho a Ermidas-Sado.

Também o vice-presidente do Município de Odemira chamou à atenção para a necessidade da IP dar mais atenção e investir na manutenção da extensa rede viária daquele que é o maior concelho do país.

O encontro com o Presidente da CP, Pedro Moreira, serviu essencialmente para os autarcas reforçarem a exigência de ser reposta a circulação de comboios regionais de passageiros entre Alcácer do Sal e Sines, reforçando a ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e o Alentejo Litoral, onde os investimentos previstos implicam a captação de elevada mão de obra e a consequente necessidade de deslocação.