Opinião: O respeito pelos bens públicos

Ana VidalPor Ana Vidal,

No mês de Junho comemoramos o Dia Mundial do Ambiente, começa a época balnear, os dias já são longos e soalheiros, apetece-nos estar junto ao mar e a locais com a frescura da água. Todos gostamos de estar ao ar livre, desfrutando o sol e a natureza, em locais aprazíveis, seguros, limpos e bem cuidados.

Muitas vezes nem nos lembramos do esforço despendido por aqueles que criaram as condições adequadas para estarmos nesses locais com segurança e prazer. Foi com certeza necessário trabalho, dedicação, dinheiro e tempo. Faço esta introdução para abordar em seguida algo que me preocupa como cidadã: o respeito pelos bens públicos e pela natureza.

Infelizmente é frequente encontrar atos de vandalismo e desprezo pelos bens públicos, sejam eles de que natureza for. Refiro-me agora em particular aos que estão disponíveis para uso comum nos locais ao ar livre. É frequente encontrarmos lixo nas matas, na berma das estradas, nas praias, nas ruas, nas praças e jardins, no mar e nos cursos de água. Sem lixo todos esses locais seriam muito mais aprazíveis, para além dos benefícios evidentes para a saúde das pessoas e para a conservação da natureza.

Exigimos o nosso direito de encontrar os locais sem lixo, mas esquecemo-nos do dever de os deixar limpos!

Artigo completo na edição em papel de 04 de Junho de 2015, n.º 648