CIMAL Aumenta Recolha de Biorresíduos com Novo Protocolo

Fátima Moita

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) assinou um protocolo com o Fundo Ambiental, recebendo 478 mil euros para melhorar a separação e reutilização de biorresíduos em habitações e estabelecimentos dos cinco concelhos do Litoral Alentejano.

O acordo prevê a criação de infraestruturas de recolha e aquisição de equipamentos para armazenamento. Um dos objetivos é evitar que os biorresíduos acabem em aterros sanitários, aproveitando-os para compostagem e reutilização como fertilizantes.

Além de incentivar a separação dos biorresíduos, o protocolo inclui a aquisição de veículos elétricos para transporte dos resíduos a locais de compostagem comunitária. A sensibilização da população para separar e tratar os resíduos é também uma prioridade.

O protocolo “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos 2024” foi assinado por CIMAL e outras 22 comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas, em uma cerimónia no Ministério do Ambiente. O prazo de execução vai até 31 de dezembro de 2025.

Fonte: CIMAL

Tagged: