PS questiona Governo sobre imóvel para profissionais de saúde em Santiago do Cacém

Helga Nobre

Os Deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal questionaram o Governo sobre o projeto que visa a reabilitação de um edifício público no Concelho de Santiago do Cacém para fixação de profissionais de saúde na região.

No requerimento dirigido aos Ministros do Ambiente e da Ação Climática, das Finanças e da Saúde, assim como à ‘holding’ Águas de Portugal, a que a Lusa teve hoje acesso, os Deputados pretendem saber se “continua prevista a concretização deste projeto de grande interesse para o território”.

Anunciado em março de 2022 pela empresa Águas de Santo André (AdSA), em conjunto com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e o Município de Santiago do Cacém, o projeto visa reabilitar um antigo edifício administrativo para construir 12 fogos habitacionais destinados a profissionais de saúde.

“Foi definido o objetivo estratégico de reabilitar um antigo edifício situado no centro de Vila Nova de Santo André, hoje património inativo e em degradação, em oferta de habitações com caráter social, e em situações de claro interesse público”, lê-se no documento.

Os dez deputados lembram que a iniciativa destas três entidades públicas estabelece “um pacto de desenvolvimento e aposta no reforço dos serviços de saúde na região e no desenvolvimento social e económico”.

“Das 15 habitações previstas, 12 foram destinadas a protocolar com a ULSLA, com o objetivo de fixação de profissionais de saúde na região, recursos humanos indispensáveis para fazer face a uma resposta de excelência no âmbito dos cuidados de saúde à população atual”, sublinham.

No requerimento, os Deputados socialistas referem que este projeto tem também em conta a população que “se irá fixar nesta região no âmbito da aposta do Governo e dos investimentos das empresas que irão duplicar o parque industrial de Sines”.

“Na altura foram realizadas reuniões de trabalho com as três entidades parceiras, que salientaram o apoio incondicional a este projeto de interesse público e estratégico para a região como contributo para o desenvolvimento sustentável da região, da economia, do turismo e do reforço essencial das políticas de saúde publicas no Litoral Alentejano, reforçam.

No documento, os deputados do PS questionam ainda o Governo se existe alguma data prevista para a conclusão do projeto e quais as ações previstas para esse objetivo.

Leme 835 20.07.2023